Moçambique vai lançar nesta Quarta-feira, 15, um concurso internacional para selecção de uma nova empresa fornecedora de combustível. Espera-se que com a selecção de um novo fornecedor, o país venha a importar mais 175.000 toneladas de combustíveis no próximo ano.
O diretor-geral da Importadora Moçambicana de Petróleos (Imopetro), João Macandja, referiu que o critério de selecção da próxima entidade para importação de combustível será “o melhor preço, a segurança e fiabilidade na importação”, indicando ainda que as empresas candidatas têm até Janeiro próximo para apresentar propostas.
O responsável avançou que a empresa selecionada será responsável pela importação de um total de 1,2 milhões de toneladas de combustíveis durante os seis meses cobertos pelo contrato, mais 175 mil toneladas que no contrato em vigor, estabelecido com a multinacional Vitol, que substituiu a TotalEnergies.
Recorde-se que todo o combustível líquido que está à venda em Moçambique (gasóleo, gasolina e combustível para aviões), bem como o Gás de Petróleo Liquefeito (usado como gás de cozinha) é importado por via marítima.
Fonte: Lusa