A NOSSA Seguros pagou em indeminizações de sinistros, no ano passado, cerca de 1,6 mil milhões kz, (3,1 milhões USD), mais 28% face a 2021, altura em que desembolsou pouco mais de 1,2 mil milhões kz, aproximadamente 2,4 milhões USD, indica uma nota da instituição enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
De acordo com o documento, no ano passado a seguradora afecta ao Banco Angolano de Investimentos (BAI) registou 1.677 sinistros, um crescimento de 12% face a 2021, período em que foram registados 1.493 acidentes.
A empresa precisa que a grande maioria das indemnizações pagas em 2022 destinaram-se a danos materiais (93%), sendo que os danos corporais representaram 4% e os simultaneamente corporais e materiais tiveram uma quota de 3%, das indemnizações pagas.
Por outro lado, o comunicado dá conta que a forte aposta em campanhas de sensibilização para a aquisição do seguro automóvel, reflectiu-se num crescimento de 68% de clientes do ramo da NOSSA.
“O seguro automóvel tem uma grande representatividade na nossa carteira de seguros e acreditamos que a necessidade da protecção dos bens e das vítimas decorrentes de acidentes de viação, sem que os mesmos dependam da capacidade financeira dos segurados, vai continuar a ser a nossa maior motivação para a divulgação e disponibilização do seguro automóvel para os condutores”, refere a nota.
A empresa acaba de entregar um prémio de 30 milhões kz (59,5 mil USD), que constitui uma contribuição para a aquisição de uma habitação, atribuído à uma cliente “que prefere não ser identificada”, no âmbito da campanha de sensibilização para a importância do seguro automóvel, que decorreu ao longo dos últimos meses de 2022.
A referida campanha de sensibilização, segundo a NOSSA, teve como principal objectivo chamar a atenção dos condutores, para o impacto que o seguro automóvel tem, na minimização dos danos ocorridos, em caso de acidente, uma vez que o mesmo “permite a reparação de danos causados a terceiros e à própria viatura, proteger os ocupantes do automóvel ou mesmo o património do segurado, em caso de furto ou roubo”.
A seguradora reforça que com a campanha pretenderam incentivar a aquisição do seguro automóvel e combater as consequências negativas da falta do mesmo. “Nos últimos três anos registámos um crescimento de 68% na aquisição deste seguro, o que mostra que as campanhas de sensibilização estão a dar frutos, e que cada vez mais as pessoas reconhecem a importância de ter este seguro”, conclui o documento.