Um Fundo de Investimento Norueguês constituído por empresas ligadas ao sector de petróleo e gás, esta em Angola para identificar oportunidades de investimentos no sector. Nesta Quarta-feira, 17, nove empresas norueguesas e cerca de outros 18 investidores daquele país europeu manifestaram o interesse em investir em Angola e identificar oportunidades de investimentos junto de empresários locais que queiram ver financiados os seus projectos ligados à indústria petrolífera, numa primeira fase, durante um encontro realizado em Luanda.
Falando à imprensa, o embaixador da Noruega em Angola, Kikkan Marshall Haugen, explicou que a Associação norueguesa do sector energético encontra-se em Angola para, numa primeira fase, identificar oportunidades de investimentos no sector de petróleo e gás.
“O nosso interesse foi agora apresentado, aguardamos da parte angolana especificamente de empresários, do próprio Estado e outros intervenientes para que nos mostrem essas oportunidades de investimento, pois nós temos o dinheiro disponível para investir e contribuir para a diversificação da economia angolana”, garantiu.
O diplomata acrescentou que Angola e Noruega já têm uma parceria “muito forte” no sector económico, mas que existe sempre oportunidade para reforçar e fazer com que essas parcerias cheguem a outros sectores de negócios. “Angola é um dos mais importantes parceiros da Noruega no sector económico em África e o valor da parceria é normalmente aproximado a 2 mil milhões de dólares anuais, só no sector energético e petrolífero”.
Durante o encontro, que decorreu sob o lema “construindo uma ponte entre as soluções de redução de custos do mar do Norte e os desafios angolanos”, as empresas norueguesas destacaram nas suas apresentações que o objectivo principal é que o empresariado angolano tire vantagem do interesse dos empresários e investidores da Noruega.
“Tudo depende da capacidade que Angola e os angolanos tenham de receber as oportunidades disponibilizadas pela Noruega e os seus investimentos”, concluíram.