O navio “Berlin-Ramelau”, com 67,3 metros de comprimento, 16 metros de largura, um calado de 3,3 metros e um convés com 4,8 metros de altura, construído na China, chega em Outubro em Timor-Leste, e vai efectuar viagens entre a capital, Díli, e as cidades de Manatuto, Baucau, Lautém e Viqueque, segundo informações divulgadas pela agência noticiosa estatal timorense ANTIL.
Com capacidade para transportar 380 passageiros, além de veículos e outros bens, o navio de passageiros foi construído no estaleiro da Damen Shipyards Group NV em Yichang, na província de Hubei, no centro da China. Para a construção do mesmo, o executivo timorense contribuiu com 7,1 milhões de euros, enquanto que a Alemanha contribuiu com 7,8 milhões de euros. Trata-se de um projecto de construção que foi confinado pelos governos de Timor leste e da República Federal da Alemanha.
“A chegada deste navio vai minimizar as dificuldades do nosso povo na deslocação para diferentes destas capitais. Por enquanto estamos a preparar a partida para a China de equipas técnicas para inspeccionar o navio”, disse o ministro timorense dos Transportes e Comunicações, José Agostinho da Silva.
Recorde-se que por via do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, Timor Leste tem beneficiado também de investimentos chineses, apoio em diversos sectores chaves da economia local, sendo que o fundo em causa está aberto a investir em projectos de empresas chinesas em Timor-Leste, segundo garantiu a embaixada da China em Díli.