Os museus cabo-verdianos receberam um total de 23.665 visitantes em 2022, um aumento de 179% em relação ao ano anterior.
Em comunicado divulgado nesta Quarta-feira, o Instituto do Património Cultural (IPC) sublinha que os principais visitantes foram os turistas estrangeiros (61%), e o museu mais visitado foi o Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago, com 38% do total das visitas (9.086).
Seguem-se o Museu Etnográfica da Praia (3.906), o Museu Norberto Tavares (3.136) e o Museu de Arqueólogo (2.289).
Este aumento, de acordo com a nota a que a Lusa teve acesso, reflecte algumas das acções implementadas ao longo dos últimos anos, principalmente no que tange à implementação de uma nova dinâmica dos museus nacionais com a melhoria do seu posicionamento no contexto educativo e turístico e ainda a inovação a nível dos conteúdos.
O Instituto do Património Cultural diz que os dados justificam os investimentos já efectuados e os novos projectos em curso para a ano 2023 no Museu do Mar, no Museu de Arqueologia da Praia, no Museu Norberto Tavares, no Museu do Sal, Museu da Tabanca, no Núcleo Cesária Évora.