Os passageiros e carga transportada por ferrovia em Moçambique registaram, respectivamente, no segundo trimestre deste ano, um aumento de 44% e 20%, face ao mesmo período de 2020, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados divulgados pelo instituição, fazem parte da última Síntese de Conjuntura Económica e mostram sinais de recuperação em relação ao impacto da pandemia da Covid-19.
No que refere aos números relativos a transportes, fazem parte dos indicadores de actividade económica, em que se inclui também o movimento de hóspedes, que cresceu 37% em termos homólogos no segundo trimestre, sendo que, de acordo com o INE, mais de metade dos utilizadores foram hóspedes tradicionais.
Em relação as dormidas, registaram um crescimento na ordem de 36% em relação ao mesmo período de 2020.
Noutro indicador, registou-se um aumento de 10% na faturação total de energia, face ao segundo trimestre do ano passado. De acordo com a Lusa, os respectivos dados divulgados agora, surgem depois de o INE já ter anunciado que a economia moçambicana cresceu 1,97%, entre Abril e Junho, quando comparada com o período homólogo de 2020. O crescimento do PIB acumulado do primeiro semestre de 2021, diz o Instituto de Estatística local, foi de 1,05%.
Já os indicadores de investimento no segundo trimestre, também incluídos na síntese publicada pelo INE, dão sinais diferentes em termos homólogos. A importação de equipamentos teve um acréscimo de 41% [só a importação de veículos cresceu 88%], a venda de cimento nacional também subiu, com um acréscimo de 47%, mas o volume de carvão e alumínio vendido fizeram o sentido inverso, caindo 65% e 7%, respectivamente.