O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado de Angola (IGAPE) anunciou, nesta Terça-feira, 27, que concluiu o concurso público para privatização de 20% do capital social da Mota Engil Angola (MEA), detido indirectamente pelo Estado, através da Sonangol Holdings, lançado a 26 de Abril do ano em curso.
Em comunicado publicado no seu website, consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o IGAPE avança que a participação social representativa de 20% do capital da MEA foi adjudicada à empresa Mota Internacional Comércio e Consultoria Económica, pelo valor de 10 mil milhões de kwanzas (cerca de 22,8 milhões de dólares), através do exercício do direito de preferência na sua qualidade de accionista, conforme estipulado nos Estatutos da sociedade.
O adjudicatário, lê-se no comunicado, é uma sociedade com sede em Portugal, pertencente ao grupo empresarial Mota Engil, fundado em 29 de Junho de 1946.
A multinacional tem operações centradas na construção e gestão de infra-estruturas nos segmentos de engenharia e construção, ambiente e serviços, concessões, transportes e energia.