O saxofonista de jazz, compositor e produtor moçambicano, Moreira Chonguiça, acaba de lançar nesta Sexta-feira, 18, o seu novo álbum, intitulado “sounds of peace”, após ter apresentado há cinco anos o álbum “M & M”, com o músico Emmanuel N’Djoké “Manu Dibango”.
“O álbum instigador, reflexivo e introspectivo foi inspirado pela rica diversidade e multiplicidade de línguas e tribos que caracterizam a paisagem cultural de Moçambique, sendo que o artista usou melodias vocais, ritmos e instrumentos em várias músicas cantadas nos diversos idiomas”, avança uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
No documento, Moreira Chonguiça diz que pretende partilhar o novo álbum com os jovens que constituem uma parte significativa da população mundial, por entender que não existem fronteiras na cultura.
“Não importa a raça, nem o país de origem. O que importa é que precisa-se partilhar, criar espaço e silêncio para alcançar coisas sobre as quais não se tem controle”, refere acrescentando, “esta foi para mim uma gravação emocional e extraordinária, visto que alguns dos músicos nunca antes tinham estado envolvidos numa gravação desta natureza”.

O álbum, explica a nota, é sobre a celebração da diversidade, diferenças e semelhanças entre os povos africanos que têm uma multiplicidade de influências provenientes dos árabes, asiáticos, portugueses, entre outros europeus.
Moreira Chonguiça o novo álbum integralmente em Moçambique, usando jovens músicos, alguns vindos do seu próprio projecto “MoreJazz Big Band”, lançado há oito anos. “Foi um momento conjunto para cada um dos jovens buscar no seu âmago o sentimento mais puro para expressá-lo musicalmente”, avança o saxofonista.
Gravado na Friends Studios Productions Mozambique, com a assistência da SAMRO Music Creation Support Fund e da Água Vengo, “sounds of peace” foi misturado e masterizado por Murray Anderson na Milestone Studios, em Cape Town, África do Sul.
O álbum está já disponível, no formato digital, em todas as principais plataformas de streaming e Bandcamp.