Os reis de Espanha cumprem esta terça-feira, 7, o primeiro dia da sua visita oficial a Angola, cujo ponto alto será o encontro com o Presidente angolano, João Lourenço.
O casal real aterrou, ontem [Segunda-feira, 6,] no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, por volta das 20h14, tendo sido recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, pelo governador de Luanda, Manuel Homem, e pelo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta.
Esta Terça-feira, antes do encontro com o chefe do executivo angolano, os reis espanhóis passar pela Praça da República, onde depositaram uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
No Palácio Presidencial estão previstas uma cerimónia de condecorações e a assinatura de acordos, bem como um almoço oficial oferecido pelo Presidente angolano aos monarcas de Espanha. Ainda na tarde desta Terça-feira, Filipe VI e Letizia Ortiz vão inaugurar uma exposição do pintor catalão Joan Miró, na galeria do Banco Económico, seguindo-se um encontro com a comunidade espanhola em Angola.
Na Quarta-feira, 8, terceiro e último dia da visita dos monarcas espanhóis, o rei Filipe VI e o Presidente angolano, João Lourenço, vão discursar no Fórum Empresarial que decorrerá sob o lema “Angola e Espanha Juntos, Construindo o Futuro”, onde deverão interagir com empresários dos dois países. Da agenda de visita consta igualmente uma comunicação de Filipe VI na Assembleia Nacional de Angola.
*José Zangui