O acordo de parceria entre Moçambique e Alemanha aponta para a expansão de redes elétricas resistentes a tempestades para um sistema de energia renovável.
Assim, o país europeu vai ajudar, por meio de investimentos em redes eléctricas, formação de profissionais para a área das energias renováveis, assim como para todos os sectores que tenham a ver com adaptação às mudanças climáticas, como chegou a noticiar a DW.
Uma parceria em que ambos ganham já que, conforme secretário de Estado alemão para o Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, “Moçambique vai ficar mais bem preparado para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, como secas e inundações, enquanto a Alemanha ganha um parceiro com grande potencial para a expansão das energias renováveis e do hidrogénio verde. “Juntos, avançamos na proteção climática global”, disse.
Importa referir que o acordo de parceria foi assinado em Berlim, pelo secretário de Estado alemão para o Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, e pelo ministroo dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, César Júnior.