São 242 mil agentes de instituições registadas como agentes de Instituições de Moeda Eletrónica (IME) em Moçambique, que funcionam através dos operadores de telecomunicações móveis.
Assim, o número de Instituições de Moeda Eletrónica (IME) em Moçambique voltou a crescer, 8% em três meses, como noticiou a Lusa.
Segundo o mais recente relatório do Banco de Moçambique, todos os 154 distritos do país tinham no final de Março agentes de IME, desde a cidade de Maputo, sul do país, com 35.953, sendo mais de 1.300 novos agentes em três meses, a Larde, província de Nampula, no norte, com quatro.
Em sentido contrário, dos 154 distritos do país, há 22 que ainda não contam com qualquer agência dos bancos tradicionais, quando em Dezembro eram 26.
Acresce a isso que Moçambique conta actualmente com três Instituições de Moeda Eletrónica, das três operadoras de telecomunicações móveis, que assim prestam serviços financeiros via telemóvel, incluindo transferências de dinheiro entre clientes ou pagamento de serviços.