A inflação homóloga em Moçambique passou de 5,61% em Agosto para 6,04% em Setembro, sendo a primeira vez desde Novembro de 2017 que os preços sobem mais que 6%, quando comparados com o mesmo mês do ano anterior, segundo os dados mais recentes publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A inflação mensal em Setembro foi de 0,74%, sendo que a inflação acumulada este ano se situou nos 3,22%, contra os 3,52% registados em 2020.
De acordo com o INE, a alimentação e bebidas não alcoólicas, assim como os serviços em restaurantes, hotéis, cafés e similares foram as categorias que mais puxaram pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), em Setembro, calculado a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.
Moçambique regista crescimento económico
Já a economia do país, indica o INE, fechou o segundo trimestre com um crescimento de perto de 2%, precisamente 1,97%, pela segunda vez consecutiva neste ano, sinalizando uma recuperação, apesar da crise imposta pela pandemia da Covid-19.
Esta subida na riqueza nacional moçambicana sucede os 1,12% registados no primeiro trimestre de 2021. “O desempenho da actividade económica no segundo trimestre de 2021 é atribuído, em primeiro lugar, ao sector terciário, que cresceu 2,82%, com maior destaque para o ramo da hotelaria e restauração com uma variação de 4,03%”, nota o INE.
Lusa