O Estado moçambicano perdeu 725 milhões de meticais (11,2 milhões de dólares), nos últimos sete anos, devido ao pagamento de salários a mais de 3,2 mil funcionários fantasma.
“Nós fomos verificando, entre o primeiro e segundo ano, números de funcionários que não foram fazer a prova de vida em vários sectores”, disse Biza Novela, directora de planificação e cooperação no Ministério da Administração Estatal e Função Pública.
Segundo a responsável, citada pela Lusa, durante a inspecção foram descobertos 3,2 mil “funcionários fantasma”, a maior parte dos quais detectados nos sectores da educação, saúde e defesa e segurança.
De acordo com Biza Novela, questionados sobre os trabalhadores que não fizeram a prova de vida, os próprios sectores, por vezes, nem sabiam dizer quem eram os [tais] funcionários, e, enquanto isso, todos os meses eram drenados recursos para o pagamento de salários.