Moçambique prevê investimentos de 80 mil milhões de dólares na Estratégia de Transição Energética (ETS) até 2050, roteiro que será apresentado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cimeira do clima, no Dubai.
“Moçambique tem um grande potencial para ser um líder global no desenvolvimento alinhado com o clima. Isto deve-se aos seus consideráveis recursos de energia renovável e às substanciais reservas de gás natural.”, lê-se numa informação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia em que a Lusa teve acesso.
De acordo com a mesma informação, o documento com as prioridades de Moçambique foi aprovado em reunião do Conselho de Ministros em 21 de Novembro, a partir do compromisso assumido pelo Presidente Filipe Nyusi na conferência climática COP27 de 2022, no Egipto.
A expansão significativa da capacidade de energia renovável, a promoção da industrialização verde, fomentar o acesso universal à energia e descarbonizar os transportes através de biocombustíveis, veículos elétricos e transporte ferroviário são os quatro pilares estratégicos principais que enquadram o ETS, que será apresentado neste Sábado, 02 de Dezembro, durante a COP28, no Dubai.
“O Presidente Nyusi e outros líderes de alto nível irão revelar o plano aos parceiros internacionais e aos principais doadores”, refere a mesma informação.
No período 2024 a 2030, o governo moçambicano prevê adicionar 3,5 GigaWatts (GW) de nova capacidade hidroelétrica, através da modernização das centrais existentes e da conclusão do projecto hidroelétrico Mphanda Nkuwa.
Projecta também expandir e modernizar a rede nacional para absorver o aumento da geração renovável, bem como impulsionar a energia solar e eólica, por intermédio de um programa de leilões de energia renovável. Avançará ainda com a construção de parques industriais verdes e corredores habilitados por energia limpa confiável e acessível.
A estratégia persegue igualmente alcançar a electrificação total até 2030, através do acesso fora da rede com foco em utilizações produtivas, com o aumento da adopção de soluções de produção com biomassa e avançando com o transporte verde, usando gás natural.