Um total de nove novos delegados provinciais do Instituto de Amêndoas de Moçambique foram empossados, esta semana, no país, com a missão de priorizarem o conhecimento e informação para o alcance dos objectivos institucionais daquele órgão governamental.
Dos nomeados, constam os nomes de Arlete José Macuácua Filimone, Sérgio Domingos Uique, Elídio Liliano Carlos Bacar, Faque Anli, Marta Regina Mafambane Chicava, Sifa Bernardo António, Júlio Ventura Langa, Adelino Tadeu e Domingos Armando Guissemo, todos indicados para os cargos de delegados provinciais de Instituto de Amêndoas de Moçambique, nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, respectivamente.
Para já, os nove responsáveis foram desafiados pelo ‘patrão’ principal do órgão, Ilídio Bande, a contribuírem para o alcance das metas e objectivos estratégicos da instituição com olhos postos ao novo contexto.
“Os nossos objectivos estratégicos e metas são ambiciosos e desafiadores. Requerem, por conseguinte, recursos humanos capazes, comprometidos e colocados em sítios que permitam explorar o máximo das suas habilidades e liderança. Acreditamos que, nos dias que correm, ao contrário do passado, os factores de sucesso organizacional são o conhecimento e a informação, activos intangíveis detidos apenas pelo homem”, esclareceu o responsável.
Para Ilídio Bande, o sector agrário já vem fazendo reformas legais e institucionais as quais incidem sobre os objectivos do sector. Aliás, é por isso mesmo que o Instituto de Amêndoas de Moçambique privilegia a promoção do desenvolvimento sustentável de amêndoas no país.
Os novos delegados foram instados, assim, a organizarem e a planificarem as actividades em função da estratégia institucional e em conformidade com a legislação em vigor. A estes, Bande também apelou para que assegurassem uma gestão financeira e de património eficiente.
A cerimónia de empossamento foi testemunhada por quadros do Instituto de Amêndoas de Moçambique e do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.