Moçambique e Zimbábue assinaram um conjunto de acordos para gestão das bacias hidrográficas dos rios Buzi, Pungué e Save, que ambos os países partilham, anunciou nesta Segunda-feira o Governo moçambicano, em comunicado.
Os documentos foram assinados por ministros dos dois países e testemunhados pelos respectivos chefes de Estado, durante uma deslocação do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a Harare, capital do Zimbabué, onde foi recebido por Emmerson Mnangagwa.
“Os acordos devem permitir que se faça uma gestão mais eficaz dos recursos e a construção de infra-estruturas de gestão de recursos hídricos”, sublinhou Filipe Nyusi.
O ministro das Obras Públicas moçambicano, Carlos Mesquita, explicou que “é nestas bacias hidrográficas que foi construída a barragem hidroeléctrica de Chicamba, o açude de Mavuzi, a barragem de Muda Nhaurire e a barragem da Gorongosa, empreendimentos vitais para o desenvolvimento económico de Moçambique”.
Os acordos, refere a Lusa, preveem a construção de infra-estruturas e seguem o princípio do uso racional da água, melhorando os sistemas de previsão e aviso de cheias e implementando mecanismos de resposta a eventos extremos, cada vez mais frequentes e severos.