Moçambique e Vietname assinaram dois memorandos de entendimento nas áreas de recursos minerais, energia e aquacultura com vista a consolidar a “amizade histórica” entre as duas nações. O acordos foram fechados esta semana, no âmbito da primeira visita oficial que o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, efectuou àquele país asiático.
Sobre o tema, o líder moçambicano referiu que os instrumentos jurídicos deverão guiar a cooperação nas áreas da aquacultura e de energia e recursos minerais, “cimentando desta forma a amizade histórica e tradicional que unem os dois povos, desde a independência de Moçambique.
O estadista considerou a assinatura dos acordos um “passo importante” no fortalecimento da cooperação com o Vietname, num acto testemunhado também pelo homólogo vietnamita, To Lam.
“Durante as conversações que mantive com o Presidente Lam, ficou evidente que somos dois países com um grande potencial e que devemos continuar a trabalhar juntos para explorá-lo em benefício dos nossos povos”, frisou o chefe de Estado moçambicano, citado pela Lusa.
*Napiri Lufánia