Moçambique e Malawi vão investir cerca de 127 milhões de dólares em obras de construção do projecto de ligação entre as suas redes eléctricas. O anuncio foi feito recentemente pelos Presidente de ambos os países, Filipe Nyusi e Lazarus Chakwera, respectivamente.
Na ocasião, Filipe Nyusi explicou que o projecto, envolvendo um investimento de 127 milhões de dólares, vai incluir uma linha de transmissão de 400 kW, com uma extensão de 218 quilómetros, e deverá estar terminado em Outubro de 2023.
A eléctrica estatal do Malawi, Electricity Supply Corp of Malawi (Escom), anunciou, no final de Outubro, a adjudicação de um dos contratos para o projecto à Sinohydro Corp.
Alex Kaitane, Gestor Sénior de Projecto da Escom, avançou durante a cerimónia de lançamento, no distrito de Balaka, no Sul do Malawi, que o grupo estatal chinês vai expandir a subestação eléctrica de Matambo, na província de Tete, no leste de Moçambique.
Recorde-se que Moçambique é signatário da Agenda 2030, da ONU, cujo objectivo é providenciar, até 2030, energia de qualidade, acessível e sustentável para todos os habitantes daquele país do Índico.
Fonte: Lusa