Moçambique e África do Sul abordam imigração ilegal

A imigração ilegal será o tema de uma reunião, marcada para os dias 22 e 23 deste mês, que vai juntar em Maputo, as autoridades moçambicanas e sul africanas, avançou o ministro do Interior da África do Sul, Aaron Motsoaledi, quando falava no parlamento sobre o assunto. Segundo a Lusa, Aaron Motsoaledi disse que o…
ebenhack/AP
África do Sul quer discutir assunto com os vizinhos da SADC, depois da violação de oito jovens, supostamente por imigrantes ilegais, entre eles moçambicanos.
Economia

A imigração ilegal será o tema de uma reunião, marcada para os dias 22 e 23 deste mês, que vai juntar em Maputo, as autoridades moçambicanas e sul africanas, avançou o ministro do Interior da África do Sul, Aaron Motsoaledi, quando falava no parlamento sobre o assunto.

Segundo a Lusa, Aaron Motsoaledi disse que o Governo instou nas últimas semanas os países vizinhos da SADC – Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral a intervirem na questão dos imigrantes ilegais dos seus países “que entram na África do Sul para perpetrarem crimes”.

O tema da imigração ilegal, que foi assunto de debate no Parlamento sul-africano, voltou a estar em destaque nas últimas semanas, depois de ter sido registado um episódio de “violação colectiva” de oito mulheres, numa mina abandona na zona de Krugersdorp, em Joanesburgo, tendo sido detidos, na sequência das investigações, 43 imigrantes ilegais moçambicanos, entre eles seis acusados formalmente.

Sobre os suspeitos recaem as acusações de violação, assédio sexual, roubo em circunstância agravada e violação da lei de imigração relacionada com o incidente, que gerou uma onda de protestos populares violentos de moradores da zona.

No dia 28 de Julho, decorria numa mina abandonada perto de Krugersdorp a gravação de um videoclipe. A equipa de filmagem foi surpreendida pela invasão de um grupo armado que, além de assaltar o material, violou oito jovens raparigas que faziam parte do elenco.

Mais Artigos