Um marco importante para a definição do que virá a ser o sistema bancário, financeiro e de seguros não só em Moçambique, mas em toda a África, essa é a meta da Conferência do Sector Bancário, Financeiro, Serviços e Seguros – BFSI (Mozambique, Banking, Finance Services and Insurance), que acontece nos dias 13 e 14 de setembro no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
O lema do evento, “Transformação Digital para um Sistema Financeiro Inclusivo, Sustentável e Desenvolvimento da Indústria de BFSI”, traz o foco para a modernização do sector financeiro e a uniformização de procedimentos e mecanismos de pagamento, para criar condições para que seja implementado um mercado único digital na região.
A expansão do acesso ao sistema bancário é outro foco importante do encontro: África tem uma população de 1,4 bilhão de pessoas e 57% dos africanos não possuem conta bancária.
Segundo Kekobad Patel, representante da comissão organizadora, “o uso da Inteligência Artificial nos serviços financeiros, cibersegurança, o ingresso das fintechs no mercado, novos modelos de negócio no sector de seguros, regulação, compliance e bancarização são alguns dos demais temas em destaque nas discussões desse fórum, que contará com a presença de executivos, especialistas e autoridades governamentais nacionais e internacionais (listagem ao final do press release).
“Moçambique será palco de importantes discussões sobre o processo de transformação digital no sector BFSI (Banking, Financial Services and Insurance). A nossa expectativa é que os players deste mercado tracem aqui as primeiras conversas enriquecedoras e os passos concretos com vista a um sector de serviços financeiros mais moderno e acessível para todos. Pretendemos que a Conferência BFSI seja um marco no cenário nacional e continental, estimulando debates relevantes sobre como as instituições financeiras estão a adaptar-se e adoptar soluções tecnológicas para atender às necessidades da população, impulsionar o crescimento econômico e promover a inclusão financeira. A tecnologia tem o poder de ultrapassar fronteiras e criar oportunidades, e é isso que desejamos explorar em profundidade durante este encontro”,