O Governo moçambicano assinou, no Capitólio, em Washington, com a Millennium Challenge Corporation (MCC), o segundo compacto de financiamento de 500 milhões dólares, na presença do chefe de Estado, Filipe Nyusi.
De acordo com informação da MCC, a cerimónia de assinatura do Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique contou também com a presença da presidente daquela agência de apoio externo do Governo dos Estados Unidos da América (EUA), Alice Albright, e do ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Ernesto Max Tonela.
“O Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique é uma tentativa ambiciosa e inovadora de abordar os riscos multifacetados das alterações climáticas para os investimentos do Compacto da MCC. Único na conceção do pacto é o foco em infra-estruturas resistentes ao clima, no financiamento climático e no desenvolvimento costeiro, que visa fortalecer as economias locais dependentes da agricultura e das pescas, mas limitadas pela conectividade e pelo acesso fiável”, explicou anteriormente aquela agência.
De acordo coma Lusa, Este compacto de financiamento contará com três projectos inter-relacionados que cumprem todos os critérios abrangentes de investimento da MCC, “promovendo uma forte inclusão social, de género, juventude, além de alavancar o investimento privado”.
O conselho de administração da Millennium Challenge Corporation aprovou, em 28 de Junho, um novo compacto de financiamento, de 500 milhões de dólares para o Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique.
A aprovação segue-se ao memorando assinado com o Governo de Moçambique em Janeiro e “reafirma o compromisso da MCC em enfrentar directamente as restrições ao crescimento económico, através de soluções inovadoras”, como anunciou na altura a organização.