A cidade de Maputo vai acolher, em 2024, o Festival Marimba Gathering, um concurso financiado pela União Europeia (UE), com a participação de seis bandas musicais oriundas de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, avançou nesta Terça-feira, 07, a organização do evento.
De acordo com a delegação da UE em Angola, o concurso é destinado a bandas musicais emergentes, compostas por elementos com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, e visa estimular a criação artística das novas gerações, bem como promover o intercâmbio sociocultural.
Entre outras metas, o projecto Marimba pretende contribuir para o resgate da identidade cultural, para a sua divulgação e para o reforço, inclusão e sustentabilidade dos agentes do sector.
Segundo informa a organização, as inscrições para este primeiro concurso de bandas do projecto Marimba já foram abertas e os interessados poderão submeter a candidatura até 06 de Abril deste ano. Ao todo serão seleccionadas seis bandas: duas em Angola, duas em Moçambique, uma na Guiné-Bissau e uma em Timor-Leste.
O projecto Marimba tem o apoio de um conjunto de artistas reconhecidos internacionalmente e que representam as expressões musicais dos vários países parceiros participantes.
Paulo Flores (Angola), Nástio Mosquito (Angola), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique) e Etson Caminha (Timor-Leste) são os “embaixadores” do projecto e têm como função incentivar e motivar a participação de jovens artistas, enquanto elementos aglutinadores e motivadores, assumindo-se igualmente como rostos do projecto Marimba junto da comunicação social e do público em geral, avança a Lusa.