A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar uma missão de observação para as eleições legislativas, regional e autárquicas de São Tomé e Príncipe, agendadas para o dia 25 de Setembro, confirmou o seu secretário-executivo, Zacarias da Costa.
“Contamos enviar missões para São Tomé e Príncipe”, disse o responsável à Lusa em Brasília, à margem das celebrações dos 200 anos da independência do Brasil, garantindo que “já temos praticamente a missão constituída”.
O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) que lidera a coligação no governo são-tomense, tem como cabeça de lista no distrito de Água Grande e candidato a reeleição no cargo de primeiro-ministro, o presidente do partido, Jorge Bom Jesus.
Já o maior partido da oposição, a Ação Democrática Independente (ADI), apresenta o presidente do partido e ex-primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
Quanto às eleições na Guiné-Bissau e na Guiné-Equatorial, Zacarias da Costa admitiu o envio de missões de observação caso recebam o convite das autoridades destes países.