A Unilever, um dos principais fabricantes de produtos de limpeza e de lavagem de roupa do mundo, anunciou a sua ambição de substituir todo o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos seus produtos de limpeza e de lavagem de roupa por carbono renovável ou reciclado.
Esta nova ambição é um componente central do “Clean Future” (“Futuro Limpo”) da Unilever, um programa de inovação desenvolvido pela divisão de produtos de limpeza da casa para mudar radicalmente o modo como são criados, fabricados e embalados alguns dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa mais conhecidos do mundo.
A maioria dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa contêm substâncias químicas feitas com matérias-primas de combustíveis fósseis, uma fonte não renovável de carbono. A mudança da Unilever para fontes de carbono renováveis ou recicladas é um movimento deliberado para abandonar a economia de combustível fóssil.
As substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa do Grupo representam a maior parte da pegada de carbono (46%) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. Por isso, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para a redução da pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavagem de roupa do mundo. Segundo Peter ter Kulve, presidente da Home Care:
“Clean Future” (“Futuro Limpo”) é a nossa visão de reestruturação radical do nosso negócio. Como indústria, precisamos de acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima para os nossos produtos. Devemos parar de bombear carbono do subsolo quando já há bastante na superfície e acima, se conseguirmos aprender a utilizá-lo em larga escala”.