Um livro de crónicas de António Lobo Antunes, nunca antes publicadas, e uma nova antologia de contos de Mia Couto estão entre as novidades da Leya a surgir até ao final do ano, divulgou anunciou esta semana o grupo editorial.
Com o título “Crónicas II”, a obra será publicada em Outubro pela D.Quixote. António Lobo Antunes, 81 anos de idade, médico psiquiatra e um dos escritores mais premiados, para combater a depressão que diz existir em todas as pessoas, escreve romances nos quais fala da solidão, da morte, do amor, da loucura e, invariavelmente, da guerra colonial, em que participou. Estreou-se literariamente em 1979, com “Memória de Elefante”, a que se seguiu “Os Cus de Judas”. O seu anterior livro de crónicas foi publicado em 2021.
Também em Outubro é publicado “Compêndio para Desenterrar Nuvens”, do moçambicano Mia Couto, sob a chancela da Editorial Caminho. Trata-se de uma recolha de contos que o autor tem vindo a publicar mensalmente na revista Visão, tal como aconteceu num volume anterior intitulado “O Caçador de Elefantes Invisíveis”.
Igualmente em Outubro e pela mesma editora, sai “Desventuras de um Governador nos Trópicos”, do cabo-verdiano Germano de Almeida, um romance passado no início do século XVIII em Cabo Verde e que trata dos amores de um governador casado com uma sobrinha, bem mais nova e que o trai com um alferes médico da guarnição local que acabou por morrer num calabouço na Guiné, para onde o vingativo governador o enviou.
Ainda no próximo mês, de acordo com a Lusa, vai também às bancas o novo livro de Rodrigo Guedes de Carvalho, sob a chancela da D. Quixote. “As Cinco Mães de Serafim”, conta uma história que se estende por um século, iniciando-se em 1923, na Foz do Douro, no Porto, quando nasce Maria Virgínia Landim da Silva, numa “casa imponente da alta burguesia”, onde 100 anos depois vive o seu filho, o maestro Miguel Serafim.
A lista de novos títulos da LeYa, a saírem até ao final do ano, inclui ainda “O Homem que Queria ser Amado e o Gato que se Apaixonou por Ele”, do jornalista italiano Thomas Leoncini, o romance gráfico de Agustina Guerrero “A Viagem”, “Lições de Grego”, um romance da sul-coreana Han Kang, que em 2016 venceu o Prémio Internacional Booker com “A Vegetariana”, “Glória”, da zimbabueana NoViolet Bulawayo, livro que foi finalista do Booker Prize e do Rathbones Folio Prize e nomeado para o Women’s Prize for Fiction neste ano.