A carteira de títulos do Banco Nacional de Angola (BNA) no valor de 321,3 milhões de dólares colocada no mercado, através da Bolsa de Valores e Dívida (Bodiva), foi totalmente vendida, anunciou a instituição.
O montante total transacionado terá permitido uma absorção em moeda nacional de 198,9 mil milhões, segundo um comunicado do BNA.
A iniciativa de emitir títulos em moeda estrangeira foi anunciada em 22 de Maio, na sequência da última reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do banco central angolano, numa tentativa de travar a depreciação da moeda angolana, flexibilizar a falta de divisas no mercado e reduzir o crescimento da inflação.
A moeda angolana teve uma desvalorização recorde e ultrapassou os 800 kwanzas por dólar, no mercado oficial, pela primeira vez.
De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o kwanza está a registar perdas diárias consecutivas, o que coloca já a moeda angolana como a segunda pior a nível mundial na comparação com o dólar.
De acordo com a Lusa, o kwanza já caiu 37% desde 11 de Maio, no seguimento da decisão governamental de acabar com os subsídios estatais aos combustíveis, o que motivou forte contestação social e um aumento dos preços.