A Sogrape – empresa produtora de vinhos portugueses e detentora da Casa Ferreirinha – vendeu, em 2021, em Angola, que considera ser o seu maior mercado na África lusófona, cerca de 110 mil caixas de vinhos, o que lhe valeu uma facturação de cerca de cinco milhões de euros, segundo avançou em entrevista à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA o seu director comercial, João Gomes da Silva.
Para o gestor, os números avançados, que corresponde a 2% do global facturado pela empresa no ano passado, demostram o poder de consumo dos vinhos portugueses em Angola, apesar de se ter registado uma queda nas vendas, no período em referência, muito por conta da pandemia da Covid-19.
“Apesar de ter perdido alguma força, no período entre 2014 e 2018 por conta da crise económica, Angola continua a ser o maior mercado em África, depois temos alguns países com alguma importância e em crescimento, como é o caso de Moçambique, África do Sul, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”, disse João da Silva.
O potencial de Angola, diz, é justificado pelo facto de o país ser o único em África a ter uma filial da Sogrape, sendo que no resto do continente a empresa portuguesa faz a distribuição dos seus vinhos por via de distribuidores locais.
Vinus distingue parceiros em Angola
No passado dia 30 de Março, a Vinus, empresa de distribuição da Sogrape em Angola, realizou a “1ª Gala Casa Ferreirinha”, que serviu para reconhecer clientes e parceiros estratégicos da Casa Ferreirinha, uma das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro, em Portugal.
A iniciativa, criada em Angola, visa reforçar o posicionamento premium da marca e reconhecer a importância do mercado angolano para um portifólio que inclui o icónico Barca-Velha.
João Gomes da Silva disse à FORBES tratar-se de um evento de celebração com os clientes e parceiros, “que têm contribuído, nos últimos dois anos, para o alcance de resultados positivos das marcas da casa Ferreirinha em Angola”.
Na gala aconteceu a premiação e distinção de alguns dos clientes e parceiros que mais se destacaram nessa caminhada de vários anos de presença da casa Ferreirinha em Angola. Entre os distinguidos com o designado “Prémio Experiência”, destacam-se a cadeia de supermercados “Deskontão”, o restaurante “O convés”, bem como a distribuidora “Temesgen”. Foram igualmente distinguidas a “Casa dos Frescos”, o restaurante “Pimm’s” e a “Mega África”.
A Sogrape foi fundada em 1942, por Fernando Van Zeller Guedes. De uma adega na região do Douro, focada na produção de Mateus Rosé, esta empresa familiar tornou-se global, com presença em mais de 120 mercados, detendo hoje cerca de 1.600 hectares de vinha, distribuídas por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia.