Kyeh Kim, vice-presidente da Millennium Challenge Corporation (MCC), iniciou uma visita a Cabo Verde, com o objectivo de apresentar Christopher Broughton, o novo director da agência norte-americana para o arquipélago.
A agenda da comitiva, divulgada pelo Governo cabo-verdiano, inclui apenas dois encontros programados para quarta-feira. O primeiro será com o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, responsável pelas Finanças e Economia Digital, e o segundo com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Cabo Verde foi selecionado em Dezembro de 2023 para beneficiar dos apoios da MCC, marcando o terceiro pacote de assistência destinado ao arquipélago. No início de setembro, o Governo anunciou que irá apresentar os projectos a financiar, cujo montante ainda não foi revelado, num prazo de dois anos.
Os investimentos definidos pela MCC incluem duas áreas principais: interligações entre ilhas e ligações com o exterior através de diversos meios de transporte, e telecomunicações digitais.
A MCC já concedeu anteriormente pacotes de ajuda a Cabo Verde, sendo o primeiro, no valor de 84,6 milhões de euros, destinado à infraestruturação do país entre 2005 e 2010. Em 2012, a agência forneceu um segundo compacto financeiro de 50,9 milhões de euros, que esteve em vigor até 2017, com o objectivo de melhorar a gestão dos recursos hídricos, do saneamento e dos serviços de gestão da propriedade.
Criada pelo Congresso norte-americano em 2004, a MCC é uma agência bilateral de ajuda externa que fornece subsídios e assistência a países com bons indicadores de governação, combate à corrupção e respeito pelos valores democráticos.