A República de Cabo Verde, tem desde ontem, Domingo,17, um novo Presidente. Chama-se José Maria Neves e chega ao posto de Chefe de Estado do país após derrotar, nas urnas, o seu oponente Carlos Veiga, outro influente político do arquipélago.
Ao todo, foram sete candidatos às eleições deste Domingo, mas só Veigas chegou perto do triunfo, este que já felicitou José Maria Neves pela conquista Do cargo de Presidente de Cabo Verde.
Numa declaração feita na noite passada, Carlos Veiga admitiu o resultado e disse que já felicitou telefonicamente José Maria Neves pela eleição a Presidente da República. “O povo falou e a democracia triunfou”, afirmou Carlos Veiga, que nesta candidatura contou com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) e da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).
De acordo com os dados da Direcção de Apoio às Eleições, José Maria Neves venceu com 51,5% dos votos, reunindo a preferência de mais de 93 mil eleitores, e teve apoio do seu partido, o PAICV – Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição), que liderou e pelo qual foi primeiro-ministro cabo-verdiano de 2001 a 2016.
Maria Neves sucede assim a Jorge Carlos Fonseca, político que governa há 10 anos a nação cabo-verdiana, ao mesmo tempo que liderou a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, com Cabo Verde na Presidência do bloco lusófono, e que já não concorreu, depois de ter cumprido o segundo e o último mandato, como determina a Constituição da República de Cabo Verde.
A vitória de José Maria Neves foi anunciada quando ainda estavam por apurar 3% das mesas eleitorais e já nesta altura o político viu sua conquista saudada por Chefes de Estado, como o português Marcelo Rebelo de Sousa, e líderes de vários governos, o que confirma assim o apoio da comunidade internacional ao novo timoneiro do arquipélago.
O primeiro-ministro português, António Costa, está também entre as personalidades que já deu os “parabéns” a José Maria Neves. Através do seu Twitter, António Costa felicitou a vitória do candidato de centro-esquerda, num acto em que considera ser “mais uma demonstração da estabilidade e força da democracia cabo-verdiana”.
Os dois candidatos mais votados já foram Primeiro-ministro, e mostraram-se, na campanha, convictos de que iriam conseguir vencer já este Domingo.
Actualmente professor universitário, José Maria Neves, 61 anos, além de Primeiro-ministro de Cabo Verde, já deputado nacional, presidente de câmara (Santa Catarina) e ministro.
Nestas sétimas eleições presidenciais concorreram pela primeira vez sete candidatos, cujo os votos aos demais cinco, quando se tinham apuradas 97% das mesas, estavam distribuídos da seguinte forma: Casimiro de Pina, 3.254 votos (1,8%); Fernando Rocha Delgado 2.509 votos (1,4%); Hélio Sanches 2.102 votos (1,2%); Gilson Alves 1.546 votos (0,9%) e Joaquim Monteiro 1.365 votos (0,8%). Com 97% das mesas apuradas, tinham votado 186.991 eleitores, que corresponde a uma taxa de abstenção de 51,7%.
Este pleito encerra assim o ciclo eleitoral iniciado em 25 de Outubro de 2020, com as autárquicas, que prosseguiu em 18 Abril passado, com as legislativas.