A província moçambicana de Manica, do Centro do país, vai exportar este ano 400 toneladas de líchias orgânicas para o mercado europeu, produção a ser fornecida por multinacionais agrícolas e de empresas familiares.
Segundo a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, a exportação deste ano representa um aumento de 40 toneladas em relação ao ano passado, para um mercado que necessita de mais de seis mil toneladas da fruta.
Durante o lançamento da campanha de comercialização da fruta, em Sussundenga, Francisca Tomás realçou a necessidade de potenciar o sector familiar, que contribui com parte considerável da produção.
“Continuamos com o desafio de conferir à província de Manica o estatuto de uma das maiores produtoras e exportadoras de líchia”, garantiu.
Citada pela Lusa, a governadora referiu que algumas multinacionais na cadeia agrícola estão a promover a produção de mudas para pequenas quantidades e a reforçar a assistência técnica, através de extensionistas estatais, para se obter maiores quantidades e qualidades da fruta nos próximos anos.