A Makeba – empresa inovadora de pagamento móvel e transferência de dinheiro em Cabo Verde, firmou recentemente uma parceria com um “banco estratégico” nos Estados Unidos, cuja identidade não foi revelada, para possibilitar os seus clientes fazerem operações de envios e recepção de dinheiro, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Em exclusivo à FORBES, Yamandou Alexander, CEO da empresa, revela que a parceria reforça o interesse da Makeba, que passa também por conquistar o mercado dos países africanos da Costa Ocidental, os Estados Unidos da América e a Europa.
“Ao criar uma plataforma financeira de baixo custo e fácil de usar, concebida para todos, a Makeba almeja reduzir a desigualdade de rendimentos e aumentar a inclusão financeira nos países de economias emergentes. Neste sentido, a Makeba iniciou os seus serviços em Cabo Verde como uma prova do conceito do negócio, e tenciona, a longo prazo, conquistar o mercado dos países Africanos da Costa Ocidental, bem como os Estados Unidos e a Europa”, disse.
Com um investimento de 3,5 milhões de dólares feito até ao momento, a empresa deu início as suas actividades em Cabo Verde em 2018. Tem actualmente inscritos na plataforma cerca de 6 mil clientes de Cabo Verde, que usufruem de vários serviços disponibilizados, entre eles enviar e receber dinheiro, pagar bens e serviços a milhares de comerciantes, comprar e enviar airtime directamente a partir de um telefone, bem como manter o dinheiro em segurança dentro da carteira digital Makeba.
“As transações móveis do Makeba são rápidas, seguras e de baixo custo, proporcionando aos indivíduos e às empresas uma alternativa fácil, face aos sistemas tradicionais de transferência de dinheiro e pagamento utilizados em Cabo Verde. Um dos princípios e filosofia deste serviço é promover a inclusão financeira e garantir uma melhor conexão ao mundo global moderno, de forma instantânea, segura e conveniente”, garante Yamandou Alexander.
Por outro lado, além dos serviços de pagamentos e transferências de dinheiro no âmbito do protocolo com o Banco BAI Cabo Verde, a Makeba estabeleceu em 2020 uma parceria com os Correios de Cabo Verde, que permite aos pensionistas receberem as suas pensões sociais mínimas, via smartphones, sem precisar se deslocar para uma instituição bancária.
“Fruto também dessa parceria realça-se o importante acordo estabelecido com a direção-geral do Tesouro do Ministério das Finanças de Cabo Verde, que permite o pagamento de todas as facturas referentes aos serviços prestados pelo Estado, através da aplicação Makeba, em qualquer lugar e a qualquer momento”, acrescenta o CEO.
Com mais de 30 funcionários, a Makeba pretende, a curto prazo, entrar no mercado dos Estados Unidos, Nigéria e Senegal para possibilitar a transferência internacional e, a longo prazo, conquistar, pelo menos, 21 países, sobretudo na África e Europa.
“Vamos continuar a atrair investimentos a nível do financiamento, que irão possibilitar e garantir o correcto investimento no mercado com vista a dar continuidade a grandes projectos iniciados e, assim, assegurar a sustentabilidade”, finalizou.