O Banco de Moçambique nomeou esta Quarta-feira um inspector residente para o banco Absa, para garantir o seu acompanhamento, a terceira medida do género em dois meses e que já inclui as três maiores instituições financeiras do país.
“Não obstante esta ação de supervisão, o Banco de Moçambique comunica que o Absa Bank Mozambique, SA continua sólido e estável”, sublinha-se no comunicado do banco central.
Na mesma informação, o banco central refere que a decisão enquadra-se na “necessidade de reforço da monitoria” daquele banco, nomeando Osvaldo Benedito Chiluvane, quadro do Banco de Moçambique, para desempenhar as funções de inspector residente neste banco, com efeitos a partir de hoje.
“O inspector residente irá, dentre outras tarefas, monitorar o modelo de negócio e a estratégia do banco, acompanhar e analisar os desenvolvimentos no sistema de controlo interno do banco, e participar em reuniões relevantes dos órgãos colegiais”, acrescenta o comunicado.
O Banco de Moçambique, diz a Lusa, já tinha nomeado em 14 de Outubro último inspetores residentes para os bancos BCI e Standard Bank, para garantir o seu acompanhamento, passando desde então as três maiores instituições financeiras do país a contar com este tipo de inspeção.
“O Banco de Moçambique reafirma que, apesar desta ação de supervisão, o Banco Comercial e de Investimentos, S.A. e o Standard Bank, S.A. permanecem sólidos e estáveis”, sublinhava-se, na altura, no comunicado do banco central.