A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) aponta que mais de 85% da população cabo-verdiana tinha acesso à Internet no final de 2021, enquanto 10% mantinha o telefone fixo.
De acordo com o estudo Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas, relativo ao quarto trimestre de 2021 e elaborado pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), Cabo Verde contava naquele período com apenas 53.586 assinantes da rede fixa.
Trata-se de uma nova queda anual de 7,1%, tendo em conta os 57.668 assinantes de serviços de telefone fixo registados no final de 2020, uma tendência decrescente que continua a acentuar-se, também, em Cabo Verde.
No mesmo período, o total de assinaturas activas do serviço de acesso à Internet em Cabo Verde cresceu 8% em termos homólogos, para 479.252, mas apenas 6%, através de banda larga fixa, e o restante por tecnologia móvel.
Com estes dados, a taxa de penetração da Internet em Cabo Verde subiu no final de 2021 para o equivalente a 85,1% da população, quando um ano antes era de 79,8%, segundo o estudo da ARME.
Já o serviço de Televisão por Assinatura, sobretudo através de fibra óptica, também com dois operadores licenciados em Cabo Verde, viu o número de assinantes cair 5% em termos homólogos, para 7.829 clientes, correspondendo a uma taxa de cobertura de 1,39%.
“Podemos verificar que este é um serviço que não conta com muita procura, havendo um crescimento residual ao longo dos anos”, lê-se no estudo.