O Banco Nacional de Angola (BNA) e a Autoridade Monetária de Macau (AMCM) anunciaram hoje que assinaram um acordo na área da supervisão financeira que reforça a cooperação entre as duas entidades.
O memorando de entendimento (MoU), assinado com o banco central de Angola no passado dia 06 de julho, define “o quadro de cooperação entre as duas partes” em matérias de colaboração de “supervisão financeira, troca de informações, gestão de crises, intercâmbio de pessoal, entre outras”, explica a AMCM em comunicado.
De acordo com a nota da instituição reguladora financeira de Macau, o objectivo passa por “viabilizar a manutenção conjunta do funcionamento estável das instituições financeiras das duas jurisdições, no âmbito de um mecanismo de cooperação de supervisão financeira sólida”.
O regulador financeiro de Macau considera que o acordo vai contribuir para uma maior “articulação com os bancos centrais dos países de língua portuguesa” e para a promoção da “cooperação multilateral” sino-lusófona.
A nota realça ainda que esta será uma forma de solidificar “o papel de Macau na qualidade de plataforma de prestação de serviços financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.”
A AMCM destaca ainda que “devido à pandemia”, o memorando de entendimento “não foi assinado presencialmente”, mas “enviado para a outra parte pelos serviços de correios e depois assinado”.