O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu em São Tomé e Príncipe, durante a cimeira de chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o bloco proponha que o português seja língua oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Temos de aproveitar que temos um secretário-geral das Nações Unidas que fala português [o ex-primeiro-ministro português António Guterres] e acho que nós deveríamos entrar com informações e um pedido nas Nações Unidas para que a língua portuguesa seja transformada em língua oficial das Nações Unidas”, propôs Lula da Silva.
A sugestão de Lula da Silva parece ter sido bem acolhida, sobretudo pelo seu homólogo são-tomense, Carlos Vila Nova, que assumiu no Domingo, 27 de Agosto, a presidência rotativa da CPLP e conduziu os trabalhos da reunião.
“Muito bem, Presidente Lula. Está registado, vamos continuar este trabalho e certamente teremos o objectivo conseguido”, reagiu o chefe de Estado de São Tomé e Príncipe.