O lucro do banco First Capital Bank Moçambique aumentou para 11,81 milhões de dólares norte-americanos de Janeiro a Junho deste ano, se comparado com o resultado líquido de 8,93 milhões registado no mesmo período do ano de 2023.
De acordo com um comunicado de imprensa a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, o banco opera em Moçambique desde Julho de 2013, país onde tem 280 milhões de dólares em activos. Nas suas operações no país, foca-se em clientes corporativos e comerciais e emprega 190 pessoas.
Trata-se de uma instituição bancária pertencente a um grupo regional denominado FMBcapital Holdings, que viu seus lucros aumentarem em 11% no primeiro semestre deste ano, ao atingirem 46,8 milhões de dólares, se comparado a igual período do ano 2023.
No período em análise, o retorno sobre o capital investido pelo banco em termos regional (ROE) foi de 36%, num contexto em que, os depósitos dos clientes aumentaram 8% e os empréstimos e adiantamentos a clientes aumentaram em 4%.
“A estratégia do grupo permanece focada no crescimento, com um impulso contínuo para se tornar um banco regional significativo, com um portfólio diversificado de soluções bancárias coorporativas, empresariais e de consumo complementados por actividades de tesouraria”, comentou Terence Davidson, presidente do grupo.
De acordo com o Banco de Moçambique, o First Capital Banc faz parte das instituições de crédito consideradas sem importância sistémica, diferentemente dos Banco Comercial e de Investimentos (BCI), Banco Internacional de Moçambique (BIM) e o Standard Bank que são os de maior importância sistémica, ou seja, os mais importantes no sistema financeiro.
Além de Moçambique, o grupo FMBcapital Holdings está presente em Malawi, Zimbabwe, Zâmbia e Botswana.
*Rodrigo Oliveira