A Luandina, cervejeira do grupo SODIBA – Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola, arrancou recentemente com o projecto de franchising de restauração, o primeiro conceito do género no país desenhado especificamente para o mercado informal.
Em entrevista à FORBES, Raquel Capitão, directora de marketing da marca, afirma que o projecto tem como propósito dar vida a um conceito que estimule a dinâmica comercial e o empreendedorismo, bem com contribuir para a redução dos índices de criminalidade nos bairros.
O projecto, denominado “Placa do Naná”, é uma parceria entre a Luandina e o artista Gelson Mendes, conhecido no mundo artístico por Nagrelha, líder do grupo “Os Lambas”, que dá rosto à iniciativa.
A primeira “Placa do Naná” foi inaugurada a 4 de setembro último, na zona habitacional do KK 5000, à centralidade do Kilamba. Sábado último foi inaugurado o segundo estabelecimento, no distrito urbano do Sambizanga. A empresa, diz Raquel, compromete-se em abrir mais placas em diferentes bairros de Luanda e, posteriormente, em outras províncias do país.
Tal como a maioria das empresas que actuam no sector da distribuição de bebidas, sobretudo alcoólicas, a Luandina também foi negativamente impactada pela pandemia da Covid-19. Entretanto, Raquel Capitão garante que, embora os resultados este ano não tenham sido favoráveis, “deu para sobreviver”, graças a aposta feita em outras formas de distribuição como o patrocínio a artistas, produtores e promotores de eventos, através do Bar Luandina, que permitiu colocar a marca mais próximo dos clientes.
No início de Dezembro, a Luandina foi distinguida como uma das 20 marcas nacionais de excelência, na 8ª Gala Superbrands Angola. A directora de marketing da empresa considera que a confiança dos angolanos na marca deve-se, fundamentalmente, à qualidade patenteada pela cerveja.
Como premissas para os próximos tempos, apontou a manutenção da qualidade da cerveja, de uma rede de distribuição “altamente” eficiente para se conseguir chegar à porta dos clientes, bem como fazer com que as pessoas se revejam cada vez mais na marca.