Luanda poderá contar em breve com uma academia de saúde capilar, uma iniciativa da empresária Dina Moreira, fundadora da Jornada Capilar, centro de tricologia e consultoria especializado no tratamento de cabelos e em queda capilar.
Em entrevista à FORBES, a promotora garantiu que, neste momento, a academia está em fase avançada de desenvolvimento e que o objectivo é educar o mercado de beleza angolano sobre a importância da saúde capilar. “Neste momento estamos na fase final para o lançamento do primeiro centro de treinamento, com foco no cabelo afro, e com aulas 100% online”, detalhou.
Dina Moreira, começou como consultora capilar, na varanda da casa em que vivia com os pais, em 2014, ajudando outras mulheres a assumirem o seu próprio cabelo, para quatro anos depois, incentivada pelo esposo, fundar a Jornada Capilar.
Hoje, a empreendedora de 28 anos, formada em engenharia de Pesquisa e Produção de Petróleo, conta com quatro salões de terapia capilar espalhados por Luanda, empregando 32 colaboradores, número muito acima dos dois funcionários com que arrancou.
À FORBES, a também especialista em queda e microagulhamento capilar, garante que atende mais de 500 clientes por mês nos seus centros, que têm custos mensais na ordem dos 1,3 milhões de kwanzas.
“No início, enquanto consultora capilar, ganhava cerca de 25 mil Kwanzas por mês. Felizmente, procurava economizar, porque desde cedo percebi a importância da educação financeira. Hoje lucramos o suficiente para poder pagar o salário a mais de 30 funcionários e para honrar o compromisso do pagamento das rendas mensais do aluguer dos espaços em que funcionamos que se fixam nos 1,3 milhões de kwanzas”.
A empresária, com uma pós-graduação em Tricologia pela United States Trichology Institute e que se assume como a única angolana integrante da renomada instituição internacional de Tricologistas, diz, no entanto, que tem se debatido com dificuldades na obtenção de produtos, na sua maioria importados. Por isso, revelou, está neste momento a trabalhar na produção de uma linha própria que já está em fase final de testes. Enquanto isso, produz, artesanalmente, óleos e outros produtos.