O livro “Portugueses na Alemanha – 60 anos – 23 histórias”, da Oxalá Editora, homenageia os que fizeram da Alemanha “terra de trabalho, de vida, de construção de família e do seu presente e do seu futuro”.
O editor Mário dos Santos, explica que são 23 histórias de portugueses de várias gerações que partilham a experiência pela qual passaram desde a sua chegada à Alemanha.
“A relação que os portugueses têm com a Alemanha não é uma relação complicada. Talvez não seja uma relação de amor profundo, mas sim de sentida gratidão e reconhecimento, onde se sentem bem e à qual agradecem o acolhimento e as oportunidades para construir o seu futuro de cabeça levantada, condignamente”, adiantou o editor.
Segundo a Lusa, entre as 23 histórias contam-se os testemunhos de jornalistas, conselheiros e antigos conselheiros das comunidades portuguesas na Alemanha, empresários, investigadores, operários e actores, entre outros.
O antigo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, escreve no prefácio que “a comunidade portuguesa na Alemanha, por estar num dos países mais evoluídos da Europa, foi sempre uma das que mais empreendeu e inovou, tanto no seu país de acolhimento, como nos exemplos positivos que levou para Portugal”.
Recuando no tempo, nos anos 1950, devido à escassez de mão-de-obra, o Governo da República Federal da Alemanha recrutou trabalhadores temporários no estrangeiro através do programa “Gastarbeiterprogramm” para a reconstrução do país.
A 20 de Setembro comemora-se a assinatura do acordo bilateral entre Portugal e a Alemanha em 1964.
*Napiri Lufánia