A Associação Luz Banco Alimentar (LBA) e a empresa angolana Angoalissar distribuíram cerca de 36 toneladas de alimentos a mais de 15 mil famílias em todo país, no âmbito da campanha internacional “1 Bilião de Refeições”, uma iniciativa da Mohammed Bin Rashid Al Maktoum (MBRGI).
De acordo com o co-fundador da LBA, Hiba Nesr, para a materialização do acto contaram com o apoio dos governos provinciais na identificação das famílias em risco, sobretudo em alguns municípios das províncias do Uíge, Namibe e Huíla, onde a seca cíclica que acomete aquelas regiões gerou um grande impacto na segurança alimentar das suas populações.
Segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, o responsável agradeceu a Banking Regional Network [FBRN] “por lhes confiar, uma vez mais, para levar a cabo a missão e também pelo apoio das autoridades governamentais que foi igualmente essencial”.
Hiba Nesr aproveitou ainda para endereçar votos de apreço a todos os voluntários da Angoalissar que abdicaram o seu tempo para lhes ajudar a embalar e fazer a distribuição dos alimentos. “Estima-se que, no total, mais de 60 mil refeições podem ser preparadas com estas doações, esperando-se que a referida acção inspire a que mais instituições nos apoiem nesta causa do combate à fome e insegurança alimentar,” acrescentou.
A FBRN, um parceiro de confiança da MBRGI, escolheu a Associação Luz Banco Alimentar para distribuir os kits alimentares à população, pelo segundo ano consecutivo. A organização tem trabalhado para combater a insegurança alimentar e conta com o apoio da Angoalissar, principal patrocinador e também detentor do know-how necessário “para uma eficiente mega-operação de embalamento e distribuição”, refere a nota.