A KixiCrédito – primeira sociedade de micro-crédito reconhecida em Angola – prevê desembolsar um total de 200 milhões de kwanzas (cerca de 241,6 mil dólares) em 300 iniciativas empreendedoras, até ao final de 2023, no município de Mbanza Kongo, província angolana do Zaire.
À FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o presidente do conselho de administração da KixiCrédito, Joaquim Catinda, disse tratar-se de um mercado novo e que a sua instituição augura solidificar as operações, aumentando a capacidade de concessão de crédito.
“Reconhecemos as dificuldades com acesso ao financiamento por parte das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Portanto, é nosso objectivo massificar o acesso ao financiamento no intuito de dinamizar os negócios, o que fomenta a economia, melhorando a qualidade de vida de todos OS angolanos”, ressaltou.
Segundo o responsável, não há restrições relativamente aos tipos de negócios a financiar, desde que sejam lícitos, já que a gama de produtos acomoda o grosso dos sectores, desde produção, indústria, prestação de serviços, comércio, entre outros.
“De igual modo, não temos tectos máximos para financiamento. A KixiCrédito possui liquidez para atender a necessidade do mercado e é nossa intensão conceder o maior montante de crédito possível. Entretanto, quaisquer limitações poderão advir das limitações do mercado local, do ponto de vista de procura”, referiu.
“A KixiCrédito possui liquidez para atender a necessidade do mercado e é nossa intensão conceder o maior montante de crédito possível”
No âmbito do Plano de Expansão Nacional projectado com o objectivo de levar a todo o território os seus produtos de microcrédito, a KixiCrédito inaugurou, recentemente, a primeira agência no município de Mbanza Congo.
Na ocasião, Joaquim Catinda considerou o microcrédito é “um instrumento fundamental para o fomento da economia”, sendo que, com a abertura daquela agência, a segunda agência a nível da província do Zaire, a instituição pretende massificar a concessão de microcrédito, sobretudo aos micro, pequeno e médios empreendedores, com vista a potenciar as suas actividades comerciais.
O presidente do conselho de administração da KixiCrédito avançou ainda que já foram financiados cerca de 60 projectos a nível do município de Mbanza Kongo, num valor total de 50 milhões de kwanzas, pouco mais de 60 mil dólares.
A KixiCrédito é um dos parceiros do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), do Governo de Angola, que visa possibilitar o acesso ao microcrédito, estando sob sua tutela a gestão de uma linha de financiamento avaliada em 3 mil milhões de kwanzas (3,6 milhões de dólares), destinada a empreendedores.