Pequenas e médias empresas, empresários e pequenos empreendedores em Angola já receberam de financiamento, por via da Kixicrédito, mais de 600 milhões de dólares, desde que esta sociedade se lançou ao mercado, em 2008, segundo o seu director de Administração e Marketing, Hélder Catombela.
O responsável que falava aos jornalistas nesta semana, em Luanda, à margem do fórum sobre “Créditos Bancários e Novas Formas de Financiamento”, de que foi interveniente, destacou ainda que a Kixicrédito financiou, até ao momento, mais de 60 mil clientes, pelo que pretende alargar este quadro, com prioridades de financiamento direccionado para o sector da Agricultura e Pesca.
“Temos, com o apoio do Ministério da Economia e do FACRA, realizado as nossas actividades que se pautam pelo financiamento à economia, por via de créditos aos pequenos negócios, médias e grandes empresas e empresários”, explica o responsável.
Sobre os riscos e o retorno dos valores financiados, Hélder Catombela diz que o processo de recuperação dos empréstimos não tem sido fácil e que, até 2016, “período marcado por um ambiente de negócio mais favorável”, a taxa de risco da Kixicrédito era de apenas 3%. “Os tempos mudaram e, com o contexto actual de crise, muito influenciado pela pandemia, temos registados alguns atrasos no pagamento. Mas, ainda assim, a nossa taxa de recuperação de crédito é de 94%”, indica.
Sociedade disponibiliza novos produtos
Por outro lado, o director de Administração e Marketing da Kixicrédito, anunciou que a sociedade lançou, recentemente, quatro novos produtos de financiamento, com valores que vão dos 3 milhões de kwanzas aos 7 milhões de kwanzas, destinados a pequenos empreendedores, bem com às pequenas e médias empresas.
“Disponibilizamos actualmente quatro novos produtos de financiamento, nomeadamente o Kixi Negócio, Kixi Empresa, Kixi Agro Pesca e o Kixi Valor”, precisa.
Explicou que o “Kixi Empresa” é direccionado para um nicho de cliente que poderá beneficiar de um financiamento que varia dos três aos sete milhões de kwanzas, com um tempo para o reembolso que varia dos 12 meses aos 18 meses. “Neste produto, são eleitos para receber financiamento negócios em larga escala”, frisa Catombela.
O “Kixi Agro Pesca” é o mais recente dos produtos e está voltado para apoiar actividades económicas da cadeia da agricultura e pesca, enquanto o “Kixi Valor” se destina a jovens funcionários públicos ou privados que tenham o interesse de criar um negócio que possa gerar rendimento. Enquanto que o “Kixi Negócio” é um crédito individual para aumentar o negócio do cliente.