O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, está em Portugal para participar nas celebrações do centenário do nascimento de Mário Soares e reforçar contactos com a diáspora cabo-verdiana.
José Maria Neves intervirá no Sábado, na sessão evocativa na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde também discursarão o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
O evento contará ainda com mensagens de Felipe González, líder histórico dos socialistas espanhóis, e do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Segundo a Lusa, a cerimónia incluirá o lançamento do volume 3 da Colecção Obras de Mário Soares, intitulado Escritos da Resistência . Durante o seu discurso, Neves destacará o contributo de Mário Soares para o fortalecimento das relações entre Portugal e Cabo Verde, bem como o seu papel na parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia.
Mário Soares, que negociou a independência de Cabo Verde, ficará registado pelo seu legado nas lutas antifascistas, pela liberdade e democracia, e pelo seu impacto na governação e na Presidência da República Portuguesa.
Além da participação nas comemorações, José Maria Neves visitará o município de Oeiras, onde se reunirá com membros da comunidade cabo-verdiana em Portugal.