O novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, tomou posse está Terça-Feira, (9), na cidade de Praia, para um mandato de cinco anos, tornando-se no quinto presidente do arquipélago.
A cerimónia de investidura de José Maria Neves, aconteceu na Assembleia Nacional cabo-verdiana e foi testemunhada pelos Chefes de Estado de Angola, João Manuel Lourenço, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, do Sénegal, Macky Sall, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, além de representantes de vários governos e organizações internacionais.
No seu primeiro pronunciamento nas vestes de Presidente da República, José Maria Neves reiterou o seu discurso da campanha eleitoral, reassumindo o compromisso de trabalhar em prol de dias melhores para o seu país e afirmou ser prioritário reconstruí-lo no pós-pandemia. O novo inquilino do ‘Palácio Presidencial do Plateau’, promete ser unificador e garante da estabilidade institucional e política do país.
José Maria Neves, foi eleito à primeira volta das eleições de 18 de Outubro, quinto Presidente da República de Cabo Verde, com 51,5% dos votos. Nesta candidatura, José Maria Neves contou com o apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição), que liderou e pelo qual foi primeiro-ministro de 2001 a 2016.
O agora empossado Chefe de Estado foi dirigente partidário, presidente do PAICV, de que é militante há cerca de 40 anos, deputado nacional e presidente de câmara (Santa Catarina). Até ser eleito Presidente, José Maria Neves, 61 anos, dedicava-se à actividade docente universitária. Além de Primeiro-ministro de Cabo Verde, já foi deputado à Assembleia Nacional, presidente de Câmara (Santa Catarina) e ministro.
Com formação em Administração Pública, criou a Fundação José Maria Neves para a Governança, instituição dedicada à promoção das liberdades, à consolidação da democracia e do estado de direito, à boa governação, à efetividade das políticas públicas e ao desenvolvimento sustentável dos pequenos estados insulares.