O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, fez um balanço positivo da sua visita oficial de três dias à Guiné-Bissau e realçou que “há caminhos e condições” para o reforço da cooperação entre os dois países.
“Acho que esta visita foi muito positiva na linha da nossa ideia de reforço das relações de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau”, disse José Maria Neves numa declaração à Lusa.
Segundo o chefe de Estado cabo-verdiano, os dois países lusófonos participam em espaços de cooperação muito importantes, nomeadamente na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e na União Africana.
“É sempre importante a troca de opiniões para concertar posições na arena internacional”, defendeu o Presidente de Cabo Verde, acrescentando ser também importante os líderes dos dois países falarem sobre as relações bilaterais e criarem bases para que haja “mais mobilidade de pessoas e bens entre ambas as Nações, mais trocas comerciais, mais oportunidades de negócios e contribuir para o crescimento económico dos dois países”.
José Maria Neves salientou que também há espaço para reforçar a cooperação no domínio da educação, ciência e inovação e que ambos os países estão a trabalhar para fazer face à “devastação social, económica e sanitária provocada pela pandemia”, o aumento dos preços provocado pela guerra na Ucrânia e fazer face aos conflitos na região.
O Presidente de Cabo Verde deixou nesta Segunda-feira, 24, Bissau e rumou a Dacar, no Senegal, para participar no fórum sobre segurança e paz.