O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará uma visita a Angola entre 13 e 15 de Outubro, com o objectivo de fortalecer parcerias económicas e celebrar a criação da primeira rede ferroviária transcontinental de acesso livre em África. A informação foi divulgada pela Casa Branca.
Durante a sua estadia em Luanda, Biden reunir-se-á com o Presidente angolano, João Lourenço, para discutir a colaboração em várias prioridades comuns, incluindo o fortalecimento das parcerias económicas que visam manter a competitividade das empresas e proteger os trabalhadores. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, destacou a importância da visita na evolução das relações entre os dois países.
A visita a Angola será precedida por uma deslocação de Biden para a Alemanha, de 10 a 13 de Outubro, onde serão abordados temas como a luta contra o antissemitismo e a promoção dos valores democráticos.
Um dos principais pontos da agenda em Angola será a formalização do projecto da “Parceria para as Infraestruturas e o Investimento Globais (PGI)” do G7, que pretende criar uma rede ferroviária ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Índico, passando pela cidade angolana do Lobito e pela República Democrática do Congo.
Além disso, os líderes são discutidos para a promoção da democracia, da segurança climática, da transição para energias limpas e do fortalecimento da paz e da segurança na região.
Esta será a primeira visita de Joe Biden à África desde sua posse em Janeiro de 2021 e o primeiro chefe de Estado norte-americano a visitar a África Subsariana desde Barack Obama em 2015. A visita simboliza o compromisso contínuo dos Estados Unidos com os parceiros africanos e a colaboração para enfrentar desafios partilhados, beneficiando tanto os cidadãos norte-americanos como os africanos.