Uma visita “histórica”, assim classificou Ulisses Correia e Silva a passagem de Joe Biden por Cabo Verde, naquela que é a primeira visita de um Presidente norte americano ao país.
Biden encontrou-se com o primeiro-ministro cabo-verdiano na ilha do Sal, durante um périplo por alguns países africanos.
O encontro entre os dois líderes, segundo Ulisses Correia e Silva foi “bastante produtivo”. Em cima da mesa estiveram temas como a cooperação em segurança marítima, as resiliência climática e o papel de Cabo Verde como ponte entre África, Europa e a América. A visita sublinha a importância do arquipélago como um hub estratégico no Atlântico e reforça os compromissos dos EUA com a estabilidade e desenvolvimento sustentável da região.
Durante o encontro, Joe Biden, terá sublinhado, segundo uma nota da Casa Branca, o apoio “à criação de dois lugares permanentes para países africanos” no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A visita, embora breve, é vista como um marco nas relações bilaterais, abrindo novas oportunidades para parcerias económicas e de segurança. De recordar que Cabo Verde foi recentemente contemplado com um terceiro compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC), atribuído pelo Governo norte americano para apoiar o país na conectividade e no capital humano, visando promover a integração económica regional e duplicar o potencial de crescimento da economia de Cabo Verde.
Esta é a terceira vez que Cabo Verde é seleccionado para um financiamento do MCC, após compactos anteriores em 2005 e 2012, que totalizaram 176 milhões de dólares, com investimentos em infraestruturas, saneamento básico e ordenamento do território.
Depois de Cabo Verde, Joe Biden seguiu para Angola, onde já se encontra, para a sua muito aguardada primeira visita presidencial àquela região.