O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, destacou esta Terça-feira, em Luanda, a importância dos mais de 3 biliões de dólares em compromissos dos EUA para projectos de infra-estrutura em Angola em apoio ao Corredor Transafricano do Lobito.
De acordo com uma nota da Casa Branca, trata-se de uma iniciativa multinacional para ajudar a acelerar o crescimento económico inclusivo e conectar mercados ao longo do Corredor ao mundo, ao mesmo tempo em que cria empregos de qualidade e melhora vidas e meios de subsistência ao longo do Corredor e nos Estados Unidos.
Os dois líderes discutiram oportunidades significativas de comércio e investimento que mantêm nossas empresas competitivas e defendem os interesses dos trabalhadores, abordaram a responsabilidade compartilhada de proteger e fortalecer a democracia em Angola e ao redor do mundo, e celebraram o crescimento contínuo do relacionamento de defesa EUA-Angola.
Joe Biden também expressou apreço pelo papel de Angola na promoção da paz e segurança na África Subsaariana, incluindo seus esforços para mediar o conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC).