O cabeça de lista do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido declarado vencedor das quintas eleições gerais, realizadas no país, a 24 de Agosto último, João Manuel Gonçalves Lourenço, acaba de ser investido nesta Quinta-feira, 15 de Setembro, no cargo de Presidente da República de Angola para mais um mandato de cinco anos.
Na cerimónia de investidura, orientada pela juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, na Praça da República, em Luanda, ao tomar posse, João Lourenço jurou, com a mão direita sobre a Constituição do país, perante mais de 15 mil pessoas, entre nacionais e estrangeiras, desempenhar com dedicação as funções para as quais foi investido, “cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e as leis do país, defender a independência, a soberania, a unidade da nação e a integridade territorial do país, defender a paz e a democracia e promover a estabilidade, o bem-estar e o progresso social de todos os angolanos”.
De 68 anos de idade, João Lourenço nasceu no Lobito, província de Benguela. É filho de Sequeira João Lourenço, natural de Malange, enfermeiro, e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, natural do Namibe, costureira, ambos já falecidos.
Em Fevereiro de 2017, depois de eleito vice-presidente do MPLA, em Congresso, foi confirmado pelo Comité Central como candidato do partido às eleições gerais daquele ano, numa altura em que exercia, no Governo, o cargo de ministro da Defesa Nacional.
Nascido a 5 de Março de 1954, é general na reserva e já desempenhou várias funções no aparelho do Estado e no MPLA, em que se destacam a de governador provincial e 1º Secretário do Comité Provincial do Partido no Moxico e em Benguela. Na antiga Assembleia do Povo, foi deputado e nas Forças Armadas de Libertação de Angola (FAPLA) foi chefe da Direcção Política Nacional.
No partido que milita, foi secretário-geral e presidente da Comissão Constitucional, secretário do Bureau Político para a Informação, presidente do Grupo Parlamentar, membro da Comissão Permanente e 1º vice-presidente da Assembleia Nacional. Casado com Ana Afonso Dias Lourenço, o presidente reconduzido de Angola é pai de seis filhos. Tem como hobby a leitura, a equitação e o xadrez. Mantém a boa forma praticando futebol, ciclismo e karaté. Para além do português, fala inglês, russo e espanhol.
O MPLA e o seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, venceram as quintas eleições, com um total de 3.209.429 votos válidos, segundo os dados definitivos publicados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e validados pelo Tribunal Constitucional.
Na mesma cerimónia foi igualmente investida Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, como Vice-Presidente da República de Angola, tornando-se na primeira mulher a desempenhar a função.
O final do acto foi marcado pelo desfile dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea Nacional), acompanhado, de pé, pelo Chefe de Estado e Comandante em Chefe das referidas forças, João Manuel Gonçalves Lourenço.