O reforço das relações bilaterais, nos domínios político e económico, preenche a agenda da visita que o Presidente de Angola, João Lourenço, efectua esta Quinta-feira à África do sul, a convite do seu homólogo, Cyril Ramapahosa.
A Presidência sul-africana, que anunciou a realização da visita, salientou que a deslocação visa “solidificar as relações entre os dois países”.
A visita tem por objectivo “solidificar as relações entre os dois países que partilham profundos laços históricos”, adiantou aquando do anúncio da deslocação, em 05 de Dezembro, o porta-voz da Presidência sul-africana, Vincent Magwenya.
Após o encontro no Palácio Presidencial, os dois chefes de Estado vão proceder à abertura de um Fórum Empresarial. “O fórum será subordinado ao tema ‘África do Sul e Angola: Trabalhar Juntos para Forjar uma Nova Era de Cooperação e Parcerias para Aumentar o Comércio e o Investimento Mutuamente Benéficos’”, salientou a Presidência sul-africana, citada pela Lusa.
Aquando da sua visita a Angola, em Agosto, Cyril Ramaphosa, reconheceu o papel de Angola na mediação do conflito entre a República Democrática do Congo (RDCongo) e o Ruanda, sendo a questão da segurança nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) um dos temas que deverá voltar a estar em cima da mesa no encontro de hoje.